fbpx

Sistema Degraus de Ensino

?>
Blog

DIA DO CABELO MALUCO

28/02/22

O Dia do Cabelo Maluco nos mostra o quanto podemos ser diferentes e respeitar tais diferenças.

Dia 18 de Fevereiro foi o DIA DO CABELO MALUCO na educação infantil do Sistema Degraus de Ensino. Mas afinal, para que serve este dia?

O “Dia do Cabelo Maluco” tem como objetivo incentivar as crianças a usarem a criatividade, demonstrar que podemos ser diferentes uns dos outros e a respeitar tais diferenças. As crianças foram estimuladas a criarem um penteado diferente, o mais criativo possível.

Tivemos de tudo: gel, brilho, tinta, acessórios, perucas e adereços em um dia super divertido, quando as famílias capricharam nos looks.

Pode parecer apenas algo divertido, mas encorajar as crianças a expressar a criatividade através de penteados malucos é também uma forma delas demonstrarem sua personalidade e visão de mundo.

 

Confira os objetivos de aprendizagem com esta aprendizagem:

– Respeitar as características de cada um;

– Aprender a reconhecer e a respeitar as diferenças entre as pessoas;

– Estimular a socialização, trabalhando com a diversidade;

– Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem;

– Estimular a imaginação e criatividade;

– Tratar a questão das diferenças, valorizando a diversidade.

E neste momento de tanta hostilidade entre pessoas que pensam diferente, também é papel da escola levantar algumas perguntas, tais como?

-Todas as pessoas são iguais?

-Se todos aqui nesta sala fossem iguais, seria legal?

De uma forma lúdica as crianças serão capazes de reconhecer que nossa sociedade é formada por diversas etnias, refletir sobre as questões raciais, familiares e principalmente o respeito independente de raça ou cor ou jeito de cabelo.

 

 

Esta atividade foi ótima para mostrar que as pessoas são diferentes, que cada um de nós tem suas características, que precisamos respeitar as diferenças. Nosso objetivo aqui é reforçar que devemos trilhar caminhos para uma convivência harmoniosa, incentivando o respeito à diversidade.

E você? Já pensou em viver um Dia de Cabelo Maluco?

Confira aqui algumas fotos

 

Blog